top of page

HISTÓRIA

Apesar de não se ter uma origem registrada, o processo de saponificação como conhecemos teve seu início em meados do século VII com a cultura árabe [1]. Tal processo consistia na mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica. Ao longo da história, muitas variáveis dessa receita foram desenvolvidas, entretanto, a produção do Lauril Sulfato de Sódio só veio a se consolidar cerca de 14 séculos depois, com a chegada da Segunda Guerra Mundial [2].

​

O LSS, bem como grande parte da tecnologia por nós hoje utilizada, teve sua produção alavancada, a priori, no contexto desta guerra e teve como uma das primeiras funções seu uso como desengordurante de motores. Isso se deve ao fato desse composto conter características favoráveis a remoção de óleos e fuligens, uma vez que contém características abrasivas e corrosivas.

 

Pouco tempo depois, porém, seu uso voltou-se para a indústria de bens de consumo. Dessa forma, passou a ser introduzido na produção na indústria de higienização e cosméticos, como produtos para cabelos [3], pele e cuidados domésticos. Isso só foi possível graças à percepção de mais uma importante característica envolvendo essa substância: sua eficiência no que tange à produção de espuma, independente da adversidade do ambiente, como por exemplo, a dureza da água, isto é, a quantidade de minerais presentes [5].

WhatsApp Image 2020-04-26 at 18.28.32.jp

Fonte: Larrouy [2]

Em meados dos anos 50, o lauril foi levado para os EUA. A empresa Gunk utilizava a substância como removedor de óleos e fuligem. O produto ainda é vendido como desengordurante de motor [2] .

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES

O Lauril Sulfato de Sódio (LSS) é muito utilizado na indústria cosmética e, portanto, sua importância está intimamente ligada às suas aplicações. Desse modo, o LSS tem as seguintes aplicações principais: surfactante, espumógeno (formação de espumas), emulsificante, lubrificante de comprimidos, solvente de drogas lipossolúveis, entre outras [4].

 

Sendo assim, ele pode ser encontrado em diversos produtos do cotidiano, tais como pastas de dente, shampoos, sabonetes, cremes de barbear, cremes hidratantes e sabonetes líquidos. Por conseguinte, a principal importância do LSS está em suas aplicações na indústria de higiene pessoal, embora também haja aplicações na indústria farmacêutica, agrícola e de óleos e graxas. [4]

sabonete

Fonte: Wix

PROPRIEDADES QUÍMICAS

O lauril sulfato de sódio, também conhecido como dodecil sulfato de sódio, é um surfactante e, portanto, contém uma parte lipofílica, que abarca determinada atração por compostos apolares, e outra parte hidrofílica, a qual contem atração por compostos polares, como a água. Assim sendo, o LSS, ao entrar em contato com óleos e gorduras, tais como os encontrados em uma louça a lavar, interage com essas substâncias afim de formar a estrutura de micelas.  Sendo sua composição orgânica acometida pela fórmula C12H25NaO4S, é um tensoativo, uma vez que é responsável por diminuir a tensão superficial de líquidos e um emulsificante por proporcionar a mistura mais homogênea de substâncias pouco miscíveis, ademais, é um composto que contém uma excelente capacidade espumógena a qual é o motivo de sua inclusão na indústria de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

 

Em se tratando de uma molécula orgânica, cuja estrutura encontra-se ao lado, vale ressaltar sua grande massa molecular, de 288,38g/mol e densidade de aproximadamente 1,1g/cm3 a 20ºC.

[1] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Disponível em: <https://www.pucsp.br/maturidades/curiosidades/curiosidades_ed62.html>. Acesso em: 01 jul. 2020.

​

[2] LARROUY, Malaury. Le Sodium Lauryl Sulfate. In: LE SODIUM LAURYL SULFATE, 2015, Université du Québec à Chicoutimi. Le Sodium Lauryl Sulfate [...]. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: http://www.scc-quebec.org/wp-content/uploads/2017/08/Monographie-Sodium-Lauryl-Sulfate-Malaury-Larrouy-2015.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

[3] COMPOSIÇÃO PARA TRATAMENTO DOS CABELOS QUE COMPREENDE ÉSTERES INSATURADOS DE POLIOL METATETIZADOS E MÉTODO PARA A LIMPEZA DOS CABELOS BR112014026109B1. Depósito: 5 abr. 2013. Concessão: 14 jan. 2020. Disponível em: https://patents.google.com/patent/BR112014026109B1/pt?q=LAURIL+SULFATO+DE+SODIO&language=ENGLISH,PORTUGUESE. Acesso em: 20 abr. 2020.

[4] SODIUM Lauryl Sulfate: Crops. [S. l.], 10 fev. 2006. Disponível em: https://www.ams.usda.gov/sites/default/files/media/S%20Lauryl%20report.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.

[5] CAROLEI, Luciano. Determinação de surfactantes e água em formulações de sabonetes líquidos e shampoos por infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) utilizando a técnica de reflectância tota atenuada (ATR). Orientador: Dr. Ivano G.R. Gutz. 2015. Tese de doutorado (Doutorado) - Universidade de São Paulo, [S. l.], 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46133/tde-29102007-143925/publico/LucianoCaroleiTese.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

bottom of page