
LAURIL SULFATO DE SÓDIO
CURIOSIDADES
O Lauril Sulfato de Sódio(LSS) tem sua principal aplicação no ramo de produtos de limpeza e de higiene. No entanto, esse não é seu único uso possível, sendo alguns deles um tanto quanto curiosos e inesperados, como os listados a seguir:
​
Fisiopatologia da pele:
Estudo cujo objetivo era avaliar a influência do fototipo na recuperação da integridade da pele humana ao contacto com LSS sugere que este pode ser utilizado como agente provocador em diversos micro métodos de exploração in vivo da fisiopatologia da pele. Fatores como a idade, sexo, hidratação da pele e região anatômica afetam a resposta da pele ao contato com LSS [1].
Recuperação do chumbo:
O LSS é utilizado em um processo de recuperação do chumbo. Tal recuperação é de suma importância pelo impedimento de que este contamine a água, o solo e o ar pelos resíduos do metal, o que poderia desencadear sérios riscos à saúde humana [2].
​
Repelente de tubarões:
Repelentes de tubarões são, comumente, métodos que tem como objetivo manter esses animais aquáticos a uma considerável distância, dessa forma, foi descoberto por cientistas que surfactantes, como o lauril sulfato de sódio (LSS), agiam sob os tubarões de forma que podia evitar a sua aproximação, no entanto, a concentração de LSS necessária para causar esse efeito deveria ser de 35 microgramas por mililitro de água e essa quantidade é alta se comparada a ideal para a verdadeira eficácia da substância como repelente, que é 0,1 microgramas por mililitros [3].
​
Amargor do sabor dos alimentos após a limpeza bucal:
Logo após a lavagem bucal, provida da escovação com pasta dental, é normal que haja um breve incômodo ao ingerir alimentos, já que coisas saborosas passam a aderir um sabor amargo. Isso ocorre porque é comum conter na composição do creme dental o surfactante lauril sulfato de sódio (LSS), o qual decompõe os fosfolipídios que obstruem algumas papilas gustativas que estão associadas ao sabor doce, ocasionando no amargor do sabor [4,5].
Criopreservação do sêmen:
A adição do detergente Lauril Sulfato de Sódio (OEP) ao diluidor utilizado para a criopreservação do sêmen, melhora significativa na motilidade espermática, e na quantidade de espermatozoides com a membrana plasmática e acrossomal intactas [6,7].
​
[1] DO SOCORRO CALIXTO DE OLIVEIRA, M.; ALVES MENDES DE LIMA, C.; MANUELA DA F. MOURA, M. Análise do método ogawa-kudoh e comparação com o método lauril sulfato de sódio-lowenstein-jensen para diagnóstico da tuberculose no estado de Rondônia / Ogawa-kudoh method of analysis and a comparison with the sodium lauryl sulfate... | de Oliveira | Revista Pesquisa & Criação. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/propesq/article/view/418>. Acesso em: 01 jul. 2020.
​
[2] PINTO, P. C.; MARTINHO, H.; RODRIGUES, L. M. Estudo in vivo sobre a influência do fototipo na resposta da pele humana ao contacto com Lauril Sulfato de Sódio Studying the influence of the phototype over human skin’s response to Sodium Lauril Sulfate contact in vivo. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/2035/698-2513-1-PB.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2020.
​
[3] COMPOUND INTEREST. Shark Week Special: A Brief History of Chemical Shark Repellents – Compound Interest. Disponível em: <https://www.compoundchem.com/2014/08/11/sharkrepellents/>. Acesso em: 01 jul. 2020.
​
[4] EVARINI ADRIELI. Gosto ruim depois de usar a pasta de dentes? Saiba o motivo - MEGA CURIOSO. Disponível em: <https://www.megacurioso.com.br/saude-bem-estar/112031-gosto-ruim-depois-de-usar-pasta-de-dentes-saiba-o-motivo.htm#:~:text=Ingrediente%20da%20pasta%20de%20dentes,que%20correspondem%20ao%20sabor%20doce>. Acesso em 01 jul. 2020.
​
[5] COMPOUND INTEREST. What Makes Shampoo Foam? Everyday Compounds: Sodium Lauryl Sulfate – Compound Interest. Disponível em: <https://www.compoundchem.com/2014/04/28/what-makes-shampoo-foam-everyday-compounds-sodium-lauryl-sulfate/>. Acesso em: 01 jul. 2020.
​
[6] DA SILVA MAIA, M. et al. EFEITO DA ADIÇÃO DE LAURIL SULFATO DE SÓDIO (OEP) AO DILUIR NA VIABILIDADE DO SÊMEN CONGELADO DE OVINOS SANTA INÊS. : [s.n.]. Disponível em: <https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1010808/1/Marciane22014.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2020.
​
[7] DA SILVA MAIA, M. VIABILIDADE ESPERMÁTICA E GERAÇÃO DE METABÓLITOS REATIVOS DO OXIGÊNIO (ROS) NO SÊMEN OVINO CRIOPRESERVADO EM DILUIDOR ADITIVADO DE LAURIL SULFATO DE SÓDIO (OEP), TROLOX-C E CATALASE. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/105979/maia_ms_dr_botfmvz.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 01 jul. 2020
​